terça-feira, 4 de março de 2008

Cartoon

1 comentário:

Luís Duarte disse...

Se me permitem esta provocação questiono se o Direito é uma arte, em que movimento artístico o encaixam?
Ou seja que pode ser encaixado ao longo da sua história em vários movimentos?
Podemos encontrar semelhanças nestes movimentos artísticos e o contencioso administrativo?

Concretismo. Movimento de vanguarda na música erudita e nas artes plásticas que surge na Europa nos anos 50. Este movimento defende a racionalidade e rejeita o Expressionismo, o acaso e a abstracção lírica e aleatória. Não há intimismo nas obras, nem preocupação com o tema. A ideia é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.

Expressionismo. Surgiu na Alemanha, por volta de 1905, em oposição ao Impressionismo e ao cientismo de caráter anti-racionalista. A designação que lhe foi atribuída aplica-se a toda a arte em que se distorce a realidade, dando-lhe uma expressão trágica ou caricatural dos temas, deformando as imagens e empregando cores exuberantes e patéticas, em largas manchas de violento contraste, que lhes permite retratar a violência das paixões e as emoções pessoais e provocar nos espectadores reacções da mesma ordem. Os pormenores encontram-se dispostos de uma forma muito ritmada e dinâmica. A noção de perspectiva é substituída pela organização do espaço. Tenta-se exprimir as forças que agitam ou dilaceram a alma humana e as suas emoções interiores ou até uma visão muito pessoal do artista. É uma forma de expressão muito subjectiva em que os artistas estabelecem uma ligação afectiva com tudo o que representam. Procura-se denunciar a alienação do Homem, a sua profunda solidão, através de uma linguagem imediata, brutal, agressiva, com uma violência quase primitiva, onde se procurava exprimir a angústia que tortura os indivíduos.

Futurismo. Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944), no jornal francês Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseado na velocidade. O apego do futurismo ao novo é tão grande que chega a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de higienizar o mundo.

Modernismo foi uma tendência vanguardista que rompeu com padrões rígidos e caminhou para uma criação mais livre, surgida internacionalmente nas artes plásticas e na literatura no final do século XIX e início do século XX. Foi uma reacção às escolas artísticas do passado. Como resultado, desenvolveram-se novos estilos, entre eles, o Expressionismo, o Cubismo, o Dadá, o Surrealismo e o Futurismo.

Neo-Classicismo. Tendência artística de recuperação de formas e valores greco-romanos da Antiguidade Clássica desenvolvida na segunda metade do século XVIII. Procura inspiração nos padrões estéticos gregos e romanos. Do século XIV ao século XVI, essa tendência originou o classicismo, uma reacção à religiosidade e à subjectividade da arte medieval. Já o neoclassicismo se opõe ao exagero emocional do barroco e à sua ligação com a Monarquia absolutista. Baseia-se na visão científica de mundo vigente em meados do século XVIII e nas ideias racionalistas do iluminismo e da Revolução Francesa.

Surrealismo. Movimento artístico e literário que surgiu na França na década de 1920, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadá. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas ou morais. Rejeita os valores burgueses, como a pátria e a família.
Algumas pinturas reflectem o passado, com imagens descontínuas e irracionais, lembrando sonhos e visões onde o mundo parece irreal, sem densidade, opacidade ou peso físico. Utiliza cores espantosas pelo seu brilho e irrealidade. As formas são vivas mas também irreais. Parece um mundo de "fantasmas familiares". A colocação das figuras e a projecção das suas sombras criam a impressão de solidão, de irrealidade e de sonho. Estas obras estranhas enunciam o Surrealismo.
Corrente foi fortemente marcada pelas concepções psicanalistas de Freud e no consequente estudo do subconsciente.
Podem distinguir-se dois tipos de arte surrealista: o das experiências criadoras automáticas e o do imaginário tirado do mundo do sonho. O primeiro, tinha como objectivo assegurar a total liberdade criadora. O segundo, oferecia um novo campo de exploração artística, de ordem afectiva e caracterizava-se por uma fantasia abstracta.

Realismo. Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX. Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objectiva da realidade e pelo interesse por temas sociais. O carácter ideológico faz com que muitas vezes a forma e as situações descritas sejam exageradas para reforçar a denúncia social. O Realismo representa uma reacção ao subjectivismo do Romantismo. A radicalização rumo à objectividade sem conteúdo ideológico leva ao Naturalismo. Muitas vezes Realismo e Naturalismo se confundem.